Nesta segunda (24), uma reunião entre o governador João Azevêdo e representantes da empresa chinesa CETC-IQC, discutiu a implantação do empreendimento
No primeiro semestre de 2026 a paraíba ganhará o primeiro Centro Internacional de Computação Quântica do Brasil na Paraíba. O investimento ultrapassa os R$ 75 milhões, em parceria com o Governo Federal, por meio da Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Uma reunião, entre o governador João Azevêdo e representantes da empresa chinesa CETC-IQC, discutiu a implantação do empreendimento, nesta segunda-feira (24).
O projeto tem o objetivo de revolucionar áreas como indústria e medicina, abrindo janelas de oportunidades, principalmente para os jovens que ingressam todos os anos no mercado de trabalho. A proposta prevê a aquisição de um computador quântico, com área em torno de 64 metros quadrados, com transferência de tecnologia e formação de pessoal especializado.
Estrutura
O Centro de Computação Quântica paraibano contará com infraestrutura para visitação, o que deve estimular ainda mais o turismo na Paraíba, com a consequente geração de mais emprego e renda. Outra aplicação para o computador quântico é o processamento de dados do radiotelescópio Bingo, que está sendo instalado no município de Aguiar, Alto Sertão.